Um mês em Chicago

Você trabalha e não tem condições de jogar tudo pro alto para fazer um intercâmbio de longa duração? Então não se preocupe, se você quer viajar, não é necessário sair do emprego e se jogar no mundo a fora. Com organização e planejamento, existem vários tipos de pacotes, como o de passar um mês fora e conciliar férias de trabalho com o intercâmbio.


Para Michael, 30 anos, radialista de uma grande empresa de comunicação, não foi um problema. Ele decidiu fazer um intercâmbio para ter a experiência de viver o cotidiano estudantil em outro país. Em 2013 tirou férias e escolheu a famosa cidade de Chicago nos EUA para conhecer e vivenciar esse ambiente durante um mês.


Por isso ele é o convidado de hoje e vai dividir um pouco do seu intercâmbio no Viajei Também!

Foto: arquivo pessoal

Porque escolheu Chicago - EUA e como foi a experiência?


A escolha foi devido a faixa etária das pessoas que escolhiam esse destino, e também pela minha preferência por cidades com grandes edifícios.

A rotina era muito simples. Todas as atividades extraclasse eram coordenadas, em sua maioria, pela própria escola.

Conhecemos muito da cultura local, visitamos uma igreja com coro gospel, diversos museus, zoológico, parques e cidades vizinhas.

Fui a jogos de basquete, shows de artistas norte Americanos famosos, visitei estádios de esportes locais. Essa imersão foi muito interessante!

A cidade é incrível, repleta de museus, arranha céus maravilhosos, parques belíssimos e um sistema de transporte estruturado.



Como foi a experiência na escola que escolheu?


Escolhi a escola EF - Education First, eles tem agências próprias no Brasil.

Foi excelente e tudo organizado, o que me deu maior segurança durante todo o processo.

O curso não é algo que eu recomendaria para o aprendizado. Acredito que vale para quem possui alguma noção do idioma. A real experiência foi vivida no dia a dia, com a comunicação informal e junto a minha Host Family, onde fiquei hospedado.

Foto: sala de aula | arquivo pessoal

O que achou da experiência de viver junto a uma Host Family?


Foi sem dúvidas, uma das melhores da minha vida.

Me tornei amigo da minha "Mom" e já a visitei em três diferentes ocasiões depois do intercâmbio.

Acredito que a melhor experiência, foi ter participado das reuniões que a família promovia entre amigos. Estar nestes jantares, vivenciar a cultura local, assuntos do cotidiano e vocabulário do dia a dia foi o ponto alto da viagem pra mim.



Você tem alguma sugestão para quem está indo viajar?


Acho que o planejamento do que se quer visitar/conhecer é sempre bem vindo.

Mas um pouco de "liberdade" sem planejamento prévio, é muito melhor.

Vá com alguns pontos chaves, mas deixe tempo para simplesmente descansar, ou não fazer nada. Lembre-se, você vai acordar cedo, estudar, se cansar ... rs! Às vezes um "fazer nada" é muito bem vindo!

Você deve estar aberto para provar novos sabores, sentir novos odores, entender o comportamento diferente das pessoas de uma outra cultura/nacionalidade. O ideal é se apaixonar pelas diferenças, esse é o segredo.

Vá preparado para se sentir sozinho às vezes, frustrado em outras. Tudo isso é parte do processo. A diferença cultural é um choque maravilhoso, mas cansativo às vezes. Esteja sempre pronto para encarar tudo da melhor maneira possível!



O que você mais gostou e menos gostou na viagem?


Acho que a rotina! Acordar, preparar seu café da manhã, usar o transporte público, almoçar em um local típico, assistir os programas de TV do horário nobre, discutir sobre o seu dia, falar sobre cotidiano com a família. Essa "realidade" foi o que eu mais gostei!

A única dificuldade foi ter pique para turistar após 8 horas de estudos e temperaturas abaixo de zero. Mas nada me impediu de fazer o que queria.


Acho que por mais intenso que tenha sido, sempre vale o conselho: APROVEITE AO MÁXIMO cada segundo abroad! Essa é uma realidade que dificilmente se repete. E ainda que se repita, nunca será como a primeira vez!

Foto: sala de aula | arquivo pessoal

Foto: Ginásio United Airlines Arena | arquivo pessoal

Foto: acomodação | arquivo pessoal

Foto: material | arquivo pessoal

#intercâmbio #chicago #EUA #EF #EfEducationFirst #hostfamily #casadefamília

Busca
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon

© 2016 - Todos os direitos reservados • Viajei no Intercâmbio

  • Black YouTube Icon
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black